Perguntas Frequentes

1. O que diferencia a Provinha Brasil de outras avaliações externas?

A Provinha Brasil diferencia-se das demais avaliações realizadas no país pelo fato de fornecer respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola, reforçando a sua finalidade de ser um instrumento pedagógico sem fins classificatórios.
 

2. Como é distribuído o material?

O kit da Provinha Brasil é elaborado, impresso e distribuído pelo Inep para todos os municípios das 27 unidades federativas do Brasil.
 

3. Quem participou da elaboração da Provinha Brasil?

Tanto para elaboração da matriz de referência quanto dos itens de prova houve a colaboração de técnicos do Inep e de diversos Centros de Estudos em Alfabetização e Letramento que fazem parte da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores:

  • Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais (Ceale);
  • Centro de Formação Continuada de Professores da Universidade de Brasília (Ceform);
  • Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino da Universidade Federal de Ponta Grossa (Cefortec); 
  • Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Ceel); 
  • Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed). 

4. O que é a Matriz de Referência?

Trata-se de uma referência para a construção do instrumento de avaliação, sendo diferente de uma proposta curricular ou programa de ensino, que são mais amplos e completos. A Matriz de Referência foca habilidades essenciais de alfabetização e letramento, ou seja, avalia os conhecimentos esperados que os alunos tenham adquiridos após o início do processo de alfabetização, mas de forma alguma deve substituir o currículo da escola em relação às habilidades de Língua Portuguesa e Matemática.
 

5. A Provinha Brasil avalia itens de escrita?

Não. O que a Provinha Brasil avalia são as habilidades de leitura.
 

6. Como a Provinha Brasil é elaborada?

As questões são elaboradas por especialistas a partir das habilidades descritas nas matrizes de referência e formam um banco por onde são selecionados os itens a serem pré-testados.

O pré-teste consiste na simulação de uma prova comum que avalia o comportamento pedagógico do item, isto é, pretende-se verificar se há erros de conceito, de gabarito, de clareza do enunciado, dentre outros. Também possibilita determinar as características estatísticas, tais como o nível de dificuldade e discriminação. Com o pré-teste é possível determinar quais itens poderão ou não ser utilizados na avaliação.
 

7. Quando será a avaliação?

O Inep disponibiliza duas provas, em dois momentos distintos: no início do ano e ao final do ano letivo. Esses testes têm resultados comparáveis, o que possibilita às secretarias avaliar o avanço no processo de aquisição de competências por parte dos alunos ao longo deste período de escolarização.
 

8. Por que aplicar dois testes no mesmo ano?

Aplicar o teste duas vezes por ano possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi incluído na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.

A avaliação em dois momentos diferentes oferece aos professores e gestores um diagnóstico dos níveis de domínio da compreensão da leitura e da escrita, como também a compreensão dos códigos e da matemática. Através das avaliações, os professores e os gestores obtêm mais informações que auxiliam o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial.
 

9. Quais os benefícios de participar do processo de avaliação?

Os alunos poderão ter suas necessidades melhor atendidas mediante o diagnóstico realizado e, assim, espera-se que o seu processo de alfabetização aconteça satisfatoriamente.

Os professores alfabetizadores contarão com um instrumental valioso para identificar de forma sistemática as dificuldades de seus alunos, possibilitando a reorientação do que ensinar e de como ensinar. Além disso, as análises e interpretações dos resultados e os documentos pedagógicos a eles relacionados poderão constituir uma fonte de formação.

Os gestores poderão fazer escolhas bem fundamentadas em sua gestão. Terão à disposição elementos para o planejamento curricular e para subsidiar a formação continuada dos professores alfabetizadores, a fim de melhorar a qualidade do ensino em sua rede.
 

10. Os resultados da Provinha Brasil compõem o Ideb?

Os resultados da Provinha Brasil não são utilizados diretamente na composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O desejável é que a Provinha Brasil seja utilizada com o intuito de orientar as ações políticas e pedagógicas, que poderão, em conjunto com outras iniciativas, melhorar as práticas educacionais. Tal dinâmica possibilita, consequentemente, melhoria no Ideb de estados e municípios a médio e longo prazo.
 

11. Qual a diferença entre Provinha Brasil, Saeb, Prova Brasil e Ana?

As principais diferenças entre a Provinha Brasil, a Prova Brasil, a ANA e o Saeb relacionam-se ao tipo de informações produzidas e ao objetivo de cada uma delas.

A Provinha Brasil fornece respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola. Os resultados do Saeb e da Prova Brasil, embora sejam muito úteis a professores e gestores, permitem informações mais amplas no âmbito do sistema educacional do País, dos estados, dos municípios e das escolas. Reforça-se, assim, a ideia de que esta atual proposta seja uma avaliação diagnóstica – um instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias.

O Saeb, a Prova Brasil e a ANA são avaliações externas, ou seja, existe sempre um aplicador externo à rede e aos alunos que participam do processo de avaliação, sendo o Inep o responsável pela aplicação. No caso da Provinha Brasil, o aplicador não é necessariamente externo, já que a própria rede tem a opção de aplicar os instrumentos com seus próprios professores, cabendo ao Inep a responsabilidade de elaboração e de montagem dos instrumentos.

Na Prova Brasil, no Saeb e na ANA, o processamento, as análises, a interpretação e a divulgação dos resultados são de responsabilidade do Inep. Em função da utilização de metodologias e técnicas estatísticas complexas, os resultados de apuração e divulgação não são imediatos. Na Provinha Brasil, o processamento e a interpretação dos resultados podem ser feitos pelas próprias redes, pois sua metodologia de aplicação permite uma leitura e interpretação imediata dos resultados por parte dos professores e gestores das redes.
 

12. Alunos com necessidades educativas especiais participam da Provinha Brasil?

As crianças com necessidades educativas especiais podem e devem participar da Provinha Brasil, conforme suas possibilidades e utilizando os recursos de acesso oferecidos pela secretaria de educação e pela escola.

Diferentemente das outras avaliações promovidas pelo Inep, como a Prova Brasil e o Enem, a Provinha Brasil é coordenada pela própria secretaria de educação, que define todo o processo referente à forma de aplicação, correção, análise e utilização dos resultados.

O Inep, nos documentos da Provinha Brasil, sugere que os próprios professores das crianças apliquem, corrijam e analisem os resultados, no intuito de traçar estratégias para sanar as possíveis dificuldades que as crianças apresentam.
 

13. Como contatar o Inep?

Entre em contato por meio do e-mail provinha.brasil@inep.gov.br.